Biblioteca Escolar

20200120 102806O mês de janeiro é altura da divulgação dos resultados do tradicional passatempo do Calendário do Advento - "Adventskalender" - , que põe à prova o conhecimento, dos nossos alunos, relativamente à cultura dos países de expressão alemã. Assim sendo, é com muito agrado que divulgamos o nome dos vencedores deste ano. Em primeiro lugar temos o aluno Leonardo Ramos, do 11.ºF, e em segundo lugar tivemos três alunos empatados, também do 11.ºF:  Amampreet Kaur, Maria Carolina Afonso e Tiago Brito. Os alunos receberam prémios numa pequena cerimónia, que teve lugar na passada segunda-feira, dia 20 de janeiro, na Biblioteca Escolar, onde também esteve presente a aluna  Diana Pereira, do 12.º F, para receber o prémio de melhor aluna de Alemão do biénio 2017/2019.
A equipa organizadora (docentes de Alemão e Biblioteca Escolar) reitera de novo os parabéns aos alunos premiados! Para o ano aguardamos novos concorrentes e novos vencedores!

 

Oficina Introdução à robótica com ARDUINONo dia oito do presente mês, pelas 14:30H na sala A1.07 da ESFFL, tivemos a visita dos formadores Hélder Ferreira (Eng.º Ambiente – Un. Açores) e Pedro Marcelino (Eng.º Biológico – I.S.T.), do Centro de Ciência Viva de Lagos, para falarem acerca da plataforma electrónica Arduino. Atividade inserida no Clube Ciência Viva AEFFL, do qual o clube de robotica da nossa escola, RobóticaXL, faz parte. A formação contou com a presença de 17 alunos dos cursos profissionais de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, Eletrónica, Automação e Computadores e Instalações Elétricas e de alguns professores.

 O Arduino é uma plataforma de prototipagem que possibilita o desenvolvimento dos mais diversos projetos robóticos, atuando como um tipo de “cérebro” electrónico programável e de simples utilização. Esta plataforma foi criada por volta de 2005 pelo professor Massimo Banzi em Itália, quando queria ensinar aos alunos de design noções básicas de electrónica e programação para estimular o desenvolvimento de projetos de robótica, interatividade e arte.

Oficina Introdução à robótica com ARDUINO

Após a breve descrição de funcionamento com o microcontrolador alunos e professores realizaram alguns projetos que englobam a construção de circuitos e de código em C tal como: acender e apagar um LED; semáforo; LED fadding
Arduino  foi concebido como hardware livre, significando que pode ser modificado e melhorado pelas comunidades de utilizadores. Dado curioso é o nome Arduino, nome de um bar na cidade de Ivre, onde os professores e alunos se encontravam para discutir os problemas da sua invenção. 

 Sem título

© 2019 Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes
Desenvolvido em Joomla!
Sites antigos: ESFFL (2014) | JL (2014)Ficha Técnica

Go to top