Projetos e Atividades

Personalidades do RenascimentoNo âmbito da disciplina de História A foram elaborados, pelos alunos da turma G do 10.º ano do Curso de Línguas e Humanidades, trabalhos relacionados com a temática do Renascimento. Foi proposto aos alunos o desafio de criarem um videoclipe, onde deveriam biografar uma personalidade do Renascimento à sua escolha. Da vontade, pesquisa, imaginação e criatividade "nasceram" as criações dos vários grupos que podem apreciar já a seguir.

https://sites.google.com/aeffl.pt/atividades/personalidades-do-renascimento-elabora%C3%A7%C3%A3o-de-um-videoclipe


Esperemos que gostem🤗

 

 

Pin It

O Projeto Cultural do nosso Agrupamento foi referênciado em 2 órgãos de comunicação social do Algarve sobre as diversas atividades desenvolvidas durante este ano letivo.

As notícias podem ser lidas aqui:

Jornal Barlavento - https://barlavento.sapo.pt/mais/educacao/escolas-de-olhao-tambem-participaram-no-plano-nacional-das-artes

Jornal Postal do Algarve - https://postal.pt/cultura-sul/ensino/2021-07-01-Agrupamento-de-Escolas-Dr.-Francisco-Fernandes-Lopesem-Olhao-desenvolve-projeto-cultural-O-patrimonio-das-artes-e-dos-oficios-6688b6df

Pin It

Pin It


icon pdf Download (47 MB) / formato PDF


Pin It

IMG 20210617 202812 300

A Escola-Sede do nosso Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes teve a honra e o privilégio de receber a visita dos Srs Comissário e Sub-Comissária do Plano Nacional das Artes, Paulo Pires do Vale e Sara Brighenti, bem como dos diversos coordenadores a nível nacional, que vieram conhecer o trabalho que tem sido desenvolvido pelo Projeto Cultural Agrupamento Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes, Olhão.
Foi uma visita muito útil e frutífera, tendo o Agrupamento e o Projeto Cultural recebido os mais rasgados elogios pelos excelentes projetos que têm sido realizados.
Um agradecimento especial aos nossos parceiros internos e externos, pois têm sido uma peça fundamental nos objetivos alcançados.
#projetoculturalaefflolhao #aeffl 
#planonacionaldasartes #olhao
#fuzeta #moncarapacho
Pin It

etwinningSchoolLabel2020

A turma do 2º ano do curso profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos participou num Projeto eTwinning com uma turma do Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto - Covilhã (AEFHP). Apesar de haver no projeto mais turmas, a diferença de fuso horário (escolas da Turquia e Polónia - país em que o projeto já obteve selo de qualidade) e o horário escolar das disciplinas envolvidas (escolas do Fundão e de Paredes) não permitiu o contacto com todas as turmas, o que foi uma pena.

Neste projeto foram envolvidas as disciplinas do AEFFL programação e sistemas de informação, professora Cláudia Xavier, redes de comunicação e arquitetura de computadores, professora Carla Duarte; e as disciplinas da AEFHP programação, professora Anabela Rocha e redes, professora Lina Ferreira.mat e prog logo

O projeto tinha como objetivos a resolução de problemas matematicamente ou através da criação de programas numa linguagem de programação (C# ou C++). Os alunos puderam confrontar soluções e entender melhor a forma como a matemática se relaciona com a informática, no geral, e com a programação, em particular. Para além disso, o processo de desenvolvimento e discussão do logotipo (imagem à direita) pelos alunos, o trabalho colaborativo, o contacto com outras realidade e opiniões foi uma das grandes mais valias deste projeto.

 

 “In theory, there is no difference between theory and practice. But, in practice, there is.” – Manfred Eigen

 

Pin It

etwinningSchoolLabel2020

A turma do 2º ano do curso profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos concluiu o projeto de eTwinning com uma turma do ano de escolaridade equivalente do I. I. S. Galileo Galilei em Crema, Itália.earthday2021 peq

Para além dos objetivos iniciais que eram estimular a reflexão crítica e o pensamento computacional, usando a língua inglesa, ferramentas colaborativas, trabalho remoto, entre outras, foi também incluida uma atividade de desenvolvimento do logotipo do projeto e outras no âmbito das comemorações dos dias da internet mais seguradia do planeta.CompThinking

As atividades foram realizadas no TwinSpace do projeto, mas foi criado um resumo que pode ser visto aqui.

Apesar de este ter sido um projeto de apenas dois meses, foi uma experiência enriquecedora para alunos e professores e será certamente uma experiência a repetir. 

Até breve!

Pin It

img 8492 optimizedUm ano após o adiamento da mobilidade de alunos à Eslovénia em virtude da situação pandémica, a mesma aconteceu, ainda que em modo virtual.

Entre os passados dias 25 e 27 de maio, os alunos e professores envolvidos tiveram um contacto com a cultura eslovena onde, para além de conhecerem um pouco da história e de como os eslovenos vivem, foi possível aprender algum vocabulário esloveno.

Foi possível conhecer rotas oficiais na Eslovénia em torno do célebre “Caminho de Santiago”, rotas essas que são possíveis de encontrar por toda a Europa, incluindo Portugal.

Na sequência de atividades já anteriormente iniciadas, e após o grupo da Eslovénia apresentar o magnífico workshop “EUTea”, Portugal saudou o grupo com um típico chá feito na hora, a saber o chá de erva-príncipe.

Através dos vários workshops desenvolvidos pelo grupo de alunos da Eslovénia, aos demais participantes foi-lhes possível participar ativamente e desenvolver um trabalho colaborativo, recorrendo a diversas plataformas digitais, nomeadamente o eTwinning/ Twinspace.

Foram 3 dias com muita entrega, dedicação, desenvolvimento de trabalho colaborativo e de competências de ciência cidadã e linguísticas, novas aprendizagens e novas amizades no âmbito da União Europeia.

Após o encerramento do evento virtual, o grupo de alunos e professores do AEFFL envolvidos no Projeto organizaram um lanche saudável.

Pin It

img 80461111 optimizedEncerramento do Projeto Erasmus+ "Human Impacts @ Coastal Ecosystems" - C7 - Seahorse: a mystery hidden in Ria Formosa

O AEFFL acolheu entre os dias 12 e 18 de maio a última mobilidade de alunos no âmbito do Projeto Erasmus+ "Human Impacts @ Coastal Ecosystems", em modo virtual.

Durante toda a semana, as atividades desenvolvidas abrangeram toda a área litoral da região do Algarve e, em especial, o ecossistema referente à "Ria" Formosa, evidenciando os diferentes serviços ecossistémicos por ele proporcionados.

Foi o culminar de 3 anos de projeto, que contaram com muita entrega, dedicação, desenvolvimento de trabalho colaborativo e de competências de ciência cidadã e linguísticas, novas aprendizagens e novas amizades no âmbito da União Europeia.

A Coordenação do Projeto não pode deixar de agradecer à Direção, por ter acreditado no projeto; aos professores e alunos envolvidos, pelo magnífico trabalho colaborativo desenvolvido; às famílias, pela receptividade; às escolas parceiras da Bulgária (Dobrich), Itália (Mascalucia), Grécia (Kefalonia), Espanha (Vila de Vícar) e Letónia (Ogre), e ainda a todo um conjunto de pessoas/entidades que foram fulcrais para o desenvolvimento deste encontro virtual, a saber: Câmara Municipal de Olhão, Centro de Ciência Viva do Algarve, Parque Natural da Ria Formosa, Universidade do Algarve e Centro de Formação Ria Formosa.

Pin It

Subcategorias

O projeto Erasmus+ "Nature, traditions and identity in youth’ visions" tem como objetivos principais consciencializar os nossos jovens da importância da preservação das nossas tradições e costumes, relacionando-os também com a preservação do meio ambiente envolvente. Os países envolvidos (Estónia, Turquia, Polónia, Bulgária e Portugal) irão desenvolver workshops e outras atividades onde apresentam algum do artesanato local. No caso do nosso país o artesanato selecionado foi a olaria e a pintura de azulejo.

Site do projeto: https://erasmusvision.wordpress.com


Mais informações em : https://escolaazulaeffl.weebly.com/



Microsite do Projeto MAIA AEFFL

© 2020 Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes
Desenvolvido em Joomla!
Sites antigos: ESFFL (2014) | JL (2014)Ficha Técnica

Sugestões

Go to top