Decorreu na semana de 7 a 13 de dezembro, em Kalamata, na Grécia, uma Formação Erasmus+ sobre o tema da Inclusão, Diversidade Cultural e Cidadania.
O projeto de formação “Deixa a Luz Brilhar: Iluminar o Caminho para uma Cidadania Inclusiva e Engajada”, foi implementado e dinamizado pela PHAOS ((https://phaos.org/) no âmbito do programa Erasmus+ KA153-YOU – Mobilidade dos Trabalhadores da Juventude, com o apoio da Comissão Europeia e da Fundação para a Juventude e a Aprendizagem ao Longo da Vida.
Hugo Lopes, técnico superior do AEFFL, bem como mais de 30 técnicos da juventude e líderes juvenis de 10 países europeus tais como Grécia, Lituânia, Itália, Roménia, Sérvia, Espanha, Portugal, Macedónia do Norte, República Checa e Hungria participaram neste programa de formação, sob a orientação de Fotini e Panagiota, duas formadoras experientes nestes temas.
Ao longo de seis dias, os participantes colaboraram num ambiente de aprendizagem dinâmico e inclusivo, com foco na inclusão social, na diversidade, na participação ativa dos jovens e na implementação de métodos inovadores de aprendizagem não formal.
O programa superou as expectativas tanto dos participantes como dos organizadores, oferecendo conhecimentos essenciais, ferramentas práticas e experiências vivenciais que podem ser imediatamente utilizadas no âmbito do trabalho com a juventude. Os participantes saíram com “malas cheias” de ideias, metodologias e inspiração, prontos para partilhar o que aprenderam com os jovens e as suas comunidades nos seus países.
A formação terminou com uma bela e acolhedora noite na House by Phaos, onde decorreram a cerimónia de encerramento e a entrega dos certificados Youthpass, selando uma semana de intensa aprendizagem, colaboração e intercâmbio intercultural.

Itália e
Macedónia no âmbito do projeto Erasmus+ “Towns with Inclusive Green – More Green Space in Town”.
sustentabilidade,
partilha cultural e
comunicação em inglês!
a Ria Formosa,
Sagres e Lagos, e ainda participaram numa divertida
festa de Halloween!
horta sustentável e o valor dos projetos Erasmus+ no desenvolvimento intelectual, pessoal e emocional dos alunos. 