Dia Internacional da Biblioteca Escolar - Estafeta de leitura
Hoje, dia 29 de outubro, os alunos do 3.º G do curso profissional Técnico de Ação Educativa andaram numa grande "azáfama" a ler, de sala em sala, assinalando deste modo, o Dia Internacional da Biblioteca Escolar. Os alunos leram e fizeram uma pequena encenação do poema "Não gosto tanto de livros"" de Adília Lopes, tendo sido muito bem acolhidos, tanto por alunos como docentes e não docentes. Esta foi uma iniciativa da Rede de Bibliotecas de Olhão em colaboração com os dcoentes da turma e insere-se no Mês Internacional da Biblioteca Escolar.
Ida ao teatro - "Cabo das Tormentas"
No dia 23 de outubro, os alunos das turmas B e J do 10º ano tiveram a oportunidade de assistir à peça Cabo das Tormentas, apresentada pelo coletivo JAT no Teatro Lethes, em Faro. A obra com textos de Luís de Camões tem um cariz épico e crítico sobre os descobrimentos, oferece uma interpretação contemporânea num diálogo entre a palavra e o corpo recorrendo à dança e ao teatro físico.
A ida ao teatro proporcionou uma experiência enriquecedora, incentivando os alunos a refletirem sobre as complexidades e os desafios enfrentados pelos navegadores, ao mesmo tempo que promoveu a apreciação pela arte dramática. Esta saída pedagógica, organizada no âmbito curricular e em articulação com a biblioteca escolar, visa não só complementar os conhecimentos adquiridos nas aulas, mas também aproximar os jovens das expressões culturais e do teatro enquanto meio de reflexão histórica e artística.
No final, os estudantes participaram numa conversa promovida pelos atores, onde tiveram a possibilidade de perceber como decorreu todo o processo de criação deste espetáculo. A experiência foi considerada um sucesso tanto pelos professores como pelos alunos, reforçando o valor das artes no desenvolvimento crítico e cultural dos jovens.
Projeto READ ON
Foi lançada a edição 2024/2025 do projeto READ ON Portugal, cujas atividades são dirigidas aos jovens entre os 12 e os 19 anos.
As iniciativas incluídas neste projeto realizam-se em articulação com a Biblioteca Escolar, promovendo a criatividade e a expressão artística através da leitura e da escrita:
✍️ Concurso de Escrita Criativa: Um convite aos jovens (12-19) para criar textos originais e criativos. Os textos podem ser apresentados em Língua Portuguesa ou Língua Estrangeira (Inglês, Francês, Espanhol ou Alemão).
🎨 Concurso "A Minha Vida aos Quadradinhos": Incentiva os jovens 12-19 à criação de histórias em formato de banda desenhada.
Toda a informação detalhada sobre as atividades, incluindo regulamentos e prazos está disponível no Portal da RBE READ ON Portugal.
Fala com os teus professores ou com a professora bibliotécaria e responde a este desafio! CONCORRE!
Aluna do AEFFL recebe prémio no concurso nacional "Traduzir 2024"
PRÉMIO TRADUZIR 2024
Nicole Filipe do Ó foi a vencedora da 1.ª Menção Honrosa, na tradução para língua portuguesa, de um texto de língua alemã do concurso "Traduzir 2024", uma iniciativa da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (FCH-Católica)
Esta distinção reflete a constante dedicação e o excelente trabalho dos nossos alunos em todas as atividades que lhes são propostas.
A cerimónia de entrega dos prémios teve lugar no dia 2 de outubro, na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, e contou com a participação da aluna vencedora e de quatro alunos do 12º ano, que estiveram acompanhados pela docente Ditza Graça do departamento de línguas estrangeiras.
O Prémio “Traduzir” tem o intuito de “dar visibilidade e dignificar a atividade da tradução”, bem como “estimular o gosto dos estudantes por idiomas estrangeiros”. O concurso destina-se exclusivamente a alunos do 11° e 12º anos de todas as escolas secundárias do País.
É uma iniciativa realizada pela FCH-Católica que “reconhece as melhores traduções para língua portuguesa a partir de textos de língua inglesa, alemã, francesa ou espanhola”.
Biblioteca Escolar Renovada
A Escola EB 2,3 Dr. António João Eusébio, inicia o ano letivo 2024/2025 com uma biblioteca completamente renovada, fruto da candidatura ao projeto "(Re) Criar a Biblioteca Escolar". Esta intervenção, realizada em colaboração com a Câmara Municipal de Olhão, teve como objetivo modernizar e requalificar este espaço fundamental para o apoio ao ensino e ao desenvolvimento dos alunos.
As obras de renovação incluíram a instalação de novo mobiliário, adaptado às necessidades dos utilizadores, a melhoria do soalho, a renovação da pintura e a implementação de uma infraestrutura de rede atualizada. Estas requalificações dotam a biblitoteca de um ambiente mais acolhedor, funcional e tecnologicamente preparado para os desafios do ensino atual.
A Câmara de Olhão teve um papel essencial neste processo, participando ativamente no investimento necessário para a concretização do projeto, reafirmado o seu compromisso com a educação e a melhoria das infraestruturas escolares do concelho.
Com este esforço conjunto, a Biblioteca Escolar da Escola E.B 2,3 Dr. António João Eusébio oferece agora aos seus alunos e comunidade educativa um espaço moderno e adaptado às novas exigêcias pedagógicas, promovendo o sucesso educativo e o gosto pela leitura, num ambiente propício ao estudo e à criatividade.
AEFFL a votos no programa "Bairro Feliz" do Pingo Doce.
O Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes (AEFFL) apresentou uma candidatura ao programa "Bairro Feliz" do Pingo Doce, pelo que apelamos ao voto na nossa causa "Sem Barreiras num Voo para o FUTURO" no Pingo Doce Olhão - Patinha, frente à rotunda de Quelfes (fica à entrada/saída de Olhão, sentido Tavira)
A ideia apresentada foi a seguinte:
Batismo de voo - "Sem barreiras num voo para o FUTURO." Pretendemos deslocar um grupo de jovens do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA), acompanhados por alguns adultos numa primeira experiência de voo, dentro do país, com ida e regresso no mesmo dia, abrir-lhes horizontes para lá do seu dia a dia frequentemente comprometido por desafios, barreiras e preconceitos. Mais do que uma experiência única, o principal objetivo é promover a sua autonomia pessoal e social mostrando-lhes que são capazes de transformar a sua realidade, ultrapassar obstáculos e permitir-se sonhar para lá das nuvens."
Contamos com o vosso voto e apoio.
Esta iniciativa conta com o apoio da Associação de Pais do Agrupamento
JORNAL ESCOLAR - O FAROL
Anteriores
Farol #11
Farol #12
Farol #13
Farol #14
Farol #15
Farol #16
Farol #17
Farol #18
Farol #19
Farol #20
Farol #21
Farol #22
Farol #23
Farol #24
Farol #25
Farol #26
Farol #27
Farol #28
Farol #29
Farol #30
Farol #31
Farol #32
Farol #33
Farol #34