Alunos fazem Zapping em formato de teatro e vídeo
A turma do 2º ano do curso profissional Técnico de Multimédia desenvolveu, ao longo dos últimos dois meses, um projeto que será apresentado entre os dias 21 e 31 de março, no auditório.
O projeto, intitulado Zapping, parte da ideia de apresentar uma performance em formato vídeo/teatro. Os atores entram e saem da tela durante a performance criando uma ligação entre o espaço real com o virtual.
O protagonista, sentado no lugar de espectador vai mudando de canal, oferecendo ao público um conjunto de cenas televisivas. Todas estas cenas fictícias foram criadas pelos alunos desde a sua conceção à finalização, o que incluiu brainstorming de ideias, planificação, pré-produção, filmagem, edição e pós-produção.
Para a apresentação do espetáculo, foi necessário construir uma tela de grandes dimensões. Todos os alunos colaboraram nesse processo.
Curadoria de recursos digitais
As Bibliotecas Escolares disponibilizam, a partir de hoje, no seu portal uma Curadoria de Recursos Digitais. Estes recursos estão organizados por nível/ciclo de ensino, por disciplina/área, por tipo de recurso e ainda por tema/assunto.Cada recurso tem um breve resumo do conteúdo, contendo as palavras-chave mais representativas do assunto. Todas as palavras deste resumo são pesquisáveis. Esta curadoria está em permanente atualização.
Alunos do Agrupamento criam uma história de vida!
Os alunos dos Cursos Profissionais Técnico de Cozinha/Pastelaria, Técnico de Restaurante/Bar e Técnico de Multimédia juntaram-se e criaram uma história de vida, que podia ser a de qualquer um. Um acidente, dá início ao enredo que leva o protagonista a optar por um curso na área da restauração, esta escolha revela-se um sucesso e a vida do jovem rapaz transforma-se.
Uma pitada de amor tempera o final da história.
Vejam e deliciem-se!
https://youtu.be/Q-zEFP6Sgb8
Erasmus+ Nature, Traditions and Identity in Youth’ Visions
No âmbito do projeto Erasmus+ Nature, Traditions and Identity in Youth’ Visions, o nosso agrupamento recebeu a visita de alunos e professores da Bulgária, Estónia, Polónia e Turquia na semana de 28 de fevereiro a 4 de março. Os alunos que se deslocaram à nossa cidade ficaram alojados nas casas dos nossos alunos que muito gentilmente os receberam e os acompanharam ao longo da sua estada.
Sendo este projeto sobre algum do nosso artesanato local, azulejaria e olaria, e sobre a necessidade de conservação das nossas tradições e do nosso património natural, este grupo teve oportunidade de realizar diversas atividades, que incluíram a pintura de azulejos, visita à Olaria Moncarapachense e à fábrica de Santa Catarina, visita guiada pela rota das Lendas e Mercados, visita ao Parque Natural de Marim, entre outras.
No final da semana, muito cansativa para todos os envolvidos, pode-se concluir que o saldo foi bastante positivo: os nossos alunos melhoraram as suas competências em língua inglesa, aprenderam usos, costumes e identidades dos outros países, socializaram com jovens e adultos de proveniências diferentes, e, acima de tudo, redescobriram a riqueza que a sua terra tem para oferecer. Em relação aos visitantes, conheceram um pouco da identidade do nosso país, a gastronomia, a cultura, e levaram no coração a nossa hospitalidade e simpatia.
In english
The secondary school Dr. Francisco Fernandes Lopes in Olhão held the short-term exchange meeting from 28th February to 4th March and welcomed teachers and students from Bulgaria, Estonia, Poland and Turkey. Our Portuguese students hosted the visiting students and accompanied them in all the activities.
Being this project about local handicraft, tile painting and pottery, and also about the need to preserve our traditions and natural heritage, this group had the opportunity to experience several activities, including a tile painting workshop, visit to “Olaria Moncarapachense” and the factory in Santa Catarina, a guided tour around the Path of Legends and the Markets, a guided tour in Natural Park in Marim, among others.
In the end of this very exhausting week, we can say that we have a very positive outcome: our students improved their English speaking skills, they learned about customs, traditions and identities from other countries, they socialised with teenagers and adults from different origins and, above all, they rediscovered how enriching our town can be. Our visitors got to know a little of our identity, our gastronomy, our culture and took our hospitality and kindness in their hearts.
Ler mais: Erasmus+ Nature, Traditions and Identity in Youth’ Visions
Conversas à Quinta com Miguel Angelo
Entrevista ao Miguel Angelo - Vocalista dos Delfins e Resistência em:
https://www.youtube.com/watch?v=lJj0nKSp_hY
Concurso "Ver para Ler"
Gostas de cinema? Temos um concurso para ti!
“Ver para Ler” é um concurso que concilia o cinema e a leitura e destina-se a alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário.
Estas são as obras do concurso:
- -3º ciclo: Os meninos que enganavam os nazis, de Joseph Joffo e respetiva adaptação cinematográfica de Christian Duguay.
- -Ensino secundário: As vantagens de ser invisível, de Stephen Chbosky e
respetiva adaptação cinematográfica pelo mesmo autor.
Arranja um amigo, consulta o regulamento aqui ou na biblioteca e inscreve-te clicando aqui: 3.º ciclo e secundário. Faz a tua inscrição até ao dia 8 de abril.
JORNAL ESCOLAR - O FAROL
Anteriores
Farol #11
Farol #12
Farol #13
Farol #14
Farol #15
Farol #16
Farol #17
Farol #18
Farol #19
Farol #20
Farol #21
Farol #22
Farol #23
Farol #24
Farol #25
Farol #26
Farol #27
Farol #28
Farol #29
Farol #30
Farol #31
Farol #32
Farol #33
Farol #34