Quando iniciámos a nossa campanha de recolha de tampas, os objetivos eram simples: chamar a atenção para o lixo presente no chão da escola e abordar a temática da economia circular: mais vale reciclar plástico do que recorrer à mineração de petróleo para a obtenção de nova matéria prima (embora a reciclagem, por si só, não seja a solução).

Este ano, decidimos associar a nossa causa à “Estrelinha Lurdes”, uma menina que apresenta um atraso global no desenvolvimento psicomotor e cujas tampas lhe vão dar uma grande ajuda para adquirir material ortopédico. A comunidade foi generosa e, ao longo de vários meses, juntámos uma quantidade considerável de tampas.

Durante a comemoração da Semana Azul, na Escola Básica Dr. João Lúcio, as duas turmas do 6.º ano aceitaram o desafio e deram asas à imaginação: tomando o pátio da escola como tela e as tampas coloridas como uma paleta de tintas, os alunos procuraram criar uma obra de arte diferente. O trabalho durou cerca de 3 horas (ninguém sentiu a necessidade de um intervalo) e foi criado tampa a tampa, cor a cor, com muita comunicação, trabalho de grupo e capacidade de organização. O resultado do trabalho foi uma mensagem enviada para o céu.

Aqui ficam as belíssimas imagens registadas pelo professor Rui António (Curso técnico de Multimédia), de uma atividade que foi planeada e orientada pelos professores Inês Rosa (Biblioteca Escolar) e António Espadaneira (Coordenador Escola Azul AEFFL).

Estas tampas são para ti, pequena Lurdes!

 

 

Pin It

Projeto Cultural do Agrupamento

© 2020 Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes
Desenvolvido em Joomla!
Sites antigos: ESFFL (2014) | JL (2014)Ficha Técnica

Go to top