Presidente Da República Em OlhãoNa sequência do triste e condenável acontecimento dos últimos dias, que chocou a comunidade olhanense e todo o país, o Presidente da República deslocou-se na manhã do dia 6 de fevereiro, acompanhado pelo Presidente da Câmara Municipal de Olhão, Dr. António Pina, e pela Vereadora, Dra. Elsa Parreira, ao Auditório da Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes para proporcionar aos estudantes do ensino secundário uma aula de Cidadania.
O professor Marcelo Rebelo de Sousa começou por lembrar o caminho percorrido ao longo da História, desde a época remota da Expansão ao fluxo migratório ocorrido em meados do século XX que, fugindo à miséria e à ditadura, levou os portugueses aos degradantes bairros de lata nascidos nos subúrbios das cidades industriais da França e da Alemanha, aceitando os trabalhos mais duros, que os naturais recusavam.
Referiu que a experiência deste passado doloroso dá-nos uma responsabilidade acrescida para aceitar, compreender e acolher aqueles que, tal como nós outrora, procuram, no nosso país, uma oportunidade para melhorar as suas vidas.
Reforçou, junto dos jovens estudantes, a importância da empatia, da solidariedade, do respeito pela diferença, a condenação da xenofobia e do racismo, como condições fundamentais para o fortalecimento da Democracia.
O Presidente da República deu voz aos jovens que condenaram perentoriamente os atos noticiados e tiveram oportunidade de manifestar as suas opiniões e preocupações relativamente ao seu quotidiano e às suas perspetivas de futuro. Lançou o repto para que os alunos se organizassem, debatessem os problemas que mais os afligem e apresentassem propostas de resolução, num próximo encontro. Os alunos mostraram-se solidários com a atual luta dos professores e aclamaram a intervenção da professora que, em nome dos docentes do Agrupamento, apelou à intercessão do Presidente da República, junto do Governo, para as reivindicações dos professores e demais profissionais da educação.

Pin It

Projeto Cultural do Agrupamento

© 2020 Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes
Desenvolvido em Joomla!
Sites antigos: ESFFL (2014) | JL (2014)Ficha Técnica

Go to top