Projetos e Atividades

Resultados Finais XII Francisquíadas 2019

Calendário Geral

No âmbito do projeto Erasmus+ - Human Impacts @ Coastal Ecosystems, do Agrupamento de Escolas Dr Francisco Fernandes Lopes (AEFFL), realizou de 17 a 23 de março de 2019 a primeira mobilidade com estudantes. Em Dobrich, Bulgária, 3 alunas do AEFFL, Ana Rita Rodrigues, Beatriz Valente e Laura Guerreiro juntamente com alunos de Espanha, Grécia, Itália, Letónia e da Bulgária (hospedeiros) realizaram oficinas de trabalho colaborativo sob o tema da biodiversidade dos ecossistemas costeiros.

Da palestra proferida pela ONG Green Balkans sobre os ecossistemas de zona costeira e de zonas húmidas caraterísticos da região costeira próxima de Dobrich, os alunos inferiram que múltiplos são os benefícios dos mesmos para os humanos e que, no entanto, por estes mesmos, estão ameaçados. Os alunos ficaram alertados para a necessidade da preservação da fauna, caso especial do ganso de peito vermelho em vias de extinção devido à caça, e da flora ameaçada pela exigência de novas zonas de terra para cultivo e pelo aumento do turismo no mar Negro.

Como experiência de atividade cívica, procederam à identificação de resíduos deixados por quem usufruiu de uma praia típica da costa (Kavarna), tendo a mesma culminado com a sua recolha. Atividades realizadas com um espírito de camaradagem, de trabalho em equipa e com sentido de responsabilidade.

No final da semana, já cheios de saudade e de boas memórias, ficou o convite para virem a Olhão, o que acontecerá em maio de 2020, e ficou o desafio para a próxima mobilidade já em maio, entre os dias 5 e 11, em Mascalucia - Catania, Itália.veterinarnata-gimnaziq-posreshtna-gosti-ot-5-dyrjavi_5121.jpg

54436269_10216536917649159_767382970712457216_n.jpg54514612_10216536836087120_7080933433534316544_n.jpg

Dia Mundial da Árvore
No dia 21 de março, celebrou-se o Dia Mundial da Árvore e a Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes associou-se à comemoração com a plantação no seu jardim de um sobreiro, Quercus suber L., uma espécie com elevado interesse ecológico e económico no país e na região. A árvore, ainda jovem, foi cedida pela Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade do Algarve e foi plantada por alunos do 11º ano da área de Ciências e Tecnologias que se comprometeram a prestar-lhe os cuidados necessários durante a aclimatação da planta ao novo ambiente. Os sobreiros, juntamente com as azinheiras, são umas das espécies mais resistentes da flora endémica arbórea da região algarvia, extremamente bem adaptados às condições de clima mediterrânico caracterizado por verões quentes e secos em substratos semiáridos. Em ambiente natural, principalmente no barrocal e na serra algarvia, o sobreiro encontra-se infelizmente em declínio acelerado, com um elevado número de árvores a exibirem morte súbita. A Universidade do Algarve tem em curso diversos estudos que investigam as causas desse declínio, sendo os períodos de seca prolongada ou a infeção com o fungo do solo Phytophthora cinnamomi as mais significativas.

Os alunos do Curso Profissional de Técnico de Receção, durante o mês de março vão ter a oportunidade de explorar e tirar o máximo partido, do produto Newhotel Cloud PMS – Software dedicado a gestão hoteleira em modalidade Saas, esperamos que seja concluída com sucesso a consolidação dos objetivos programáticos relativos ao módulo “ Informática Aplicada à Receção I e II”, em resultado da parceria estabelecida com a Newhotel Software.

O Farol #19

Download (40 MB) / formato PDF

rsz 11cartaz xii francisquíadas 2019Estão abertas as inscrições para as XII Francisquíadas 2019.

Todas as informações encontram-se no Regulamento.

As fichas de inscrição poderão ser entregues no pavilhão encerram no dia 26 de março.

É AGORA OU NUNCA!!

 Concurso de Arte Algarve  Concurso de Arte Algarve


Pelo terceiro ano consecutivo a Sovereign Art Foundation, promove um Concurso de Arte destinado a alunos do ensino secundário do Algarve.

Em todas as edições, entre os finalistas tem estado obras a concurso de alunos da escola, com destaque para a aluna Mariana Teixeira ( 3º lugar em 2017) e Ana Sofia Cardoso ( entre as 5 obras mais votadas em 2018).
Este ano estão entre os 20 finalistas, 2 obras dos alunos Ana Leonor Dias e Diogo Apolinário.
O terceiro prémio é atribuído através de votação online. Podem apoiar estes alunos votando a partir do seguinte link: https://www.sovereignartfoundation.com/prize/algarve-students-prize/

Parlamento dos Jovens 2018-19
De acordo com o disposto na alínea b), do n.º 3, do artigo 15.º, do Decreto-Lei /2018, de 6 de julho, no ensino secundário, a componente de Cidadania e Desenvolvimento é desenvolvida com o contributo de todas as disciplinas constantes nas matrizes curriculares-base e cabe à escola decidir como implementar a componente de Cidadania e Desenvolvimento. Nesta perspetiva, o projeto “Parlamento dos Jovens” tem constituído a base de orientação à primeira abordagem formal da Cidadania e Desenvolvimento neste nível de ensino, estimulando o gosto pela participação cívica e política, o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões, estimulando as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria, promovendo uma educação para a cidadania.

Dr. Fernando AnastácioNo decurso do desenvolvimento do projeto, hoje, 2.ª feira, dia 14 de janeiro, pelas 10.30 horas realiza-se no Pavilhão Multiusos da Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, um debate sobre as instituições democráticas, com a presença do deputado da Assembleia da República, eleito pelo Partido Socialista, pelo distrito de Faro, Dr. Fernando Anastácio.

Tal como S. Ex.ª o Sr. Presidente da República, manifestava no seu discurso de ano novo, o que queremos pedir, hoje, é simples, mas exigente. PARTICIPEM!

Não se demitam de um direito que é vosso, dando mais poder a outros do que aquele que devem ter. (…) Debatam tudo, com liberdade (…) Pensem como demorou tempo e foi custoso pôr de pé uma democracia e como é fácil destruí-la.” (Mensagem de Ano Novo do Presidente da Republica, in http://www.presidencia.pt)

Subcategorias

© 2018 Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes
Desenvolvido em Joomla!
Sites antigos: ESFFL (2010) | ESFFL (2014) | JL (2014)Ficha Técnica

Go to top