Projetos e Atividades

A.E.Dr. Francisco Fernandes Lopes em movimento
No âmbito do Projeto Europeu Erasmus + “Human Impacts @ Coastal Ecosystems”, o Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes, de Olhão, acolheu, nos passados dias 13 a 17 de novembro, 10 professores parceiros oriundos de Espanha, Itália, Grécia, Bulgária e Letónia para juntos, e sob a orientação dos professores Emanuel Bettencourt e Óscar Ribeiro, delinearem estratégias e atividades com vista à identificação dos impactos humanos sobre os ecossistemas costeiros em diferentes áreas da Europa e à consciencialização das comunidades educativas para a necessidade urgente de atuar perante tamanha problemática, de modo a não se perderem os muitos benefícios ecológicos, económicos e sociais que esses ecossistemas nos providenciam.

Trataram-se de cinco dias de trabalho em sala de aula, de partilha de experiências, de formação sobre a temática, de saídas de campo e convívio.

O encontro culminou com duas atividades de campo: passeio de barco pela Ria Formosa para reconhecimento do terreno e recolha de amostras de sedimentos marinhos para determinar o Carbono Azul daí proveniente e, com o Coastwatch, em pleno Dia Nacional do Mar, na Ilha da Armona, como medida de sensibilização da comunidade educativa para a poluição das praias e das suas consequências.

BOLSAS DE EXCELÊNCIA 2018/2019

A 6.ª edição das Bolsas de Excelência, atribuídas aos melhores alunos que se matricularam no ano letivo de 2018/2019, no 1.º ano de um curso de licenciatura ou mestrado integrado, contempla 45 bolsas, patrocinadas por 41 entidadess, que pagarão integralmente a propina do 1.º ano. A sessão pública de entrega das Bolsas de Excelência realiza-se no dia 10 de novembro (sábado), às 11h00, no Grande Auditório do Campus de Gambelas da Universidade do Algarve.
Lista provisória de alunos premiados disponível em https://www.ualg.pt/pt/content/bolsas-excelencia-201819

Encontro sobre ambiente em Olhão reúne professores de países europeus

A Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, em Olhão, vai acolher a ação «Booost Blue C project», no âmbito do projeto Erasmus+, entre 13 a 17 de novembro, com a participação de professores de vários países europeus. Estarão presentes docentes das escolas parceiras, oriundos da Bulgária, Espanha, Itália, Letónia e Grécia.
Esta atividade está inserida no projeto «Human Impact @ Coastal Ecosystems», cujo objetivo passa pela consciencialização das comunidades educativas para o impacto que o ser humano tem nos serviços que os ecossistemas marinhos.

apps for good 2

Pela primeira vez, no presente ano letivo, os alunos da turma 1º C do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr Francisco Fernandes Lopes participaram no programa Apps for Good, organizado pelo CDI Portugal. No dia 3 de Julho, na Escola Secundária Vergílio Ferreira em Lisboa decorreu o Encontro Regional da Zona Sul.

As equipas participantes da ESFFL no Encontro Regional foram: 4GUDE, constituída pelos alunos, Airton Bárbora , Iuri Gonçalves, Jorge Inácio, Mário Inácio e Tiago Bento e  AlphaBoys, constituída pelos alunos Francisco Conceição, João Timóteo e Rodrigo Amorim, todos da turma 1ºC.

A equipa 4GUDE, apurou-se entre as 72 equipas inscritas no evento, para o Evento Final Nacional do programa, em que vão competir 22 equipas a nível nacional. A data para a realização deste evento será no dia 24 de setembro na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa.

apps for good 4

 

X ENPAR 2018No passado dia 5 de Junho de 2018, realizou-se a X edição de ENPAR (encontro de partilha de praticas de cidadania) na cidade de Loulé.
O ENPAR, (partilha e valorização de práticas educativas das escolas da região do algarve), disponibilizou a todos os visitantes uma série de exposições, demonstrações, momentos culturais, comunicações e encontros de animação entre alunos de diversas escolas.
A turma do 1º A do curso profissional, técnico de restauração, esteve presente neste evento, confecionando e dando a degustar a quem nos visitava, “xarém com conquilhas à moda de Olhão”


Jornal Escolar - O Farol #17

Download (55 MB) / formato PDF

Projeto Young Business Talents
Durante quatro meses, os alunos das turmas 1ºE e 2ºH do Agrupamento Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes, orientados pela professora Isabel Palmeiro, participaram na simulação da Praxis MMT, onde simularam a direção empresarial em todas as suas variáveis de análise, planeamento e controlo.
Este projeto consistiu na gestão de dois produtos da Nivea (Solar e Hidratante) em que os alunos teriam de tomar decisões ao nível de: Finanças (investimento /financiamento); Produção (quanto produzir e expandir a fábrica); Recursos Humanos (número de delegados, quantos vendedores por delegado e remuneração fixa e variável); Investigações (da concorrência); Preços (preços e margens para os grossistas, supermercados e lojas) Promoções (3x2, redução de preços e desconto na próxima compra); Comunicação (campanha publicitária e número de inserções nos média) e Trade (percentagem do linear).
Dos cinco grupos em concurso foram selecionados dois, as LUBIDU e as B0CJ, para irem representar a escola na final, que se realizou em Carcavelos no pavilhão dos Lombos, no dia 8 de junho.
Os grupos que foram à final portaram-se bem, realizaram o que lhes foi solicitado. De salientar que as BOCJ ficaram no grupo do vencedor a nível nacional sempre em segundo lugar.

Um Abraço VerdeUm Abraço Verde  

O Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes, no Dia Mundial da Criança (1 de junho), aceitou o desafio do Ministério da Educação e juntou-se ao movimento nacional de sensibilização e de proteção da floresta, denominado “Um Abraço Verde”.
  
Pelas 11:00h, na EB1/JI de Moncarapacho, os alunos da turma 2E e os professores Daniel Santos e M.ª Cristina Martins, abraçaram algumas árvores do recinto escolar num gesto simbólico de comemoração da vida e de proteção da floresta.

Out and About  Out and About

The English classes of 12th E and F with their teacher Mrs. Manuela Grazina, went on a field mission around downtown Olhão in order to gather information, speak to travellers and improve their language skills.
Beforehand, the students prepared in the classroom small quizzes each in their group to ask travellers questions of general knowledge related to topics studied in the English subject. There were a total of 7 groups, each with their individual quiz to apply.
The action occurred on Thursday the 17th of May. The students and the teacher met at the school gate at around 13.30 pm and started heading southwards.
Arriving to Avenida Bernardino da Silva in the centre of town the class waited some more minutes for some students who needed to go to the pharmacy. Whilst waiting, the cheerful class sang and talked together showing how two classes can be one. Once everyone got to the meeting point it was “go time”.
Arriving downtown the students got “hands-on” work. Some foreigners were receptive and some even went along with jokes. Others on the contrary didn’t want to speak and turned away. The endurance shown by these classes gave them the opportunity to enjoy a pleasant afternoon, in a different environment other than the classroom. The results were a series of funny interviews with correct answers and hilarious ones.

At 3 pm it was time to reunite to check results and to take a group picture and that is what happened. Some sat in the café for an ice cream and others talked about their experiences, especially the funny ones. At 3.30 pm we bade goodbye and went our separate ways all with a smile worthy of the effort.

Subcategorias

© 2018 Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes
Desenvolvido em Joomla!
Sites antigos: ESFFL (2010) | ESFFL (2014) | JL (2014)Ficha Técnica

Go to top