10ºA e 10ºG participam na peça teatral “Romeo and Juliet”
No dia 10 de maio, os alunos das turmas 10ºA e 10ºG deslocaram-se a Faro acompanhados pelas professoras Paula Tavares e Vanda Figueiredo para assistirem à peça teatral “Romeo and Juliet”, em Inglês.
Os alunos participaram ativamente na peça, já que foram desafiados a desempenhar um papel, mergulhando na famosa história de amor de Shakespeare.
Essa atividade proporcionou um valioso contributo para a aprendizagem do inglês em contexto, já que ao interagir com os outros atores, tiveram a oportunidade de praticar a língua inglesa de uma forma imersiva e divertida.
Ler mais: 10ºA e 10ºG participam na peça teatral “Romeo and Juliet”
SILÊNCIO DE SARAMAGO
No dia 19 de maio, decorreu no Teatro Municipal da Figuras em Faro a peça de teatro "Silêncio de Saramago". As turmas C, F e G do 4º ano da escola EB 2,3 Dr. António João Eusébio foram assistir e no final tiveram a possibilidade de conversar e fazer várias perguntas à atriz Catarina Câmara.
VAMOS À BIBLIOTECA?
Vamos à biblioteca?
Claro que vêm!!!
Todos os alunos do pré escolar de Moncarapacho vêm à biblioteca ouvir uma história, no final da sessão, cada um leva um livro requisitado para ver na sala de aula e levar para casa para ler com a família!
Esta semana as crianças da sala da educadora Neide ouviram a história "O dia em que os lápis desistiram" de Drew Daywlat com ilustrações de Oliver Jeffers. É um livro cheio de humor que deve ser lido por todos, desde os mais pequenos aos mais graúdos.
INFOGRÁFICO DO PROJETO WEIWE(R)BE
No quarto ano de implementação do WEIWE(R)BE, a biblioteca da ESFFL aceitou o desafio de envolver alunos do 10.º ano neste projeto que visa desenvolver, de modo claro, articulado e sistemático, as competências de literacia de informação, integrando-as nas práticas curriculares. No âmbito deste projeto, os alunos do 10.º I desenvolveram, ao longo do ano, um trabalho de pesquisa sobre o lítio, durante o qual tiveram que utilizar um guião de pesquisa (Big6) e aplicar o que tinha aprendido sobre referências bibliográficas, citações e direitos de autor.
A turma foi orientada pelo professor de Geografia, Flávio Camacho, pela professora bibliotecária, Teresa Costa, e pela coordenadora interconcelhia das Bibliotecas Escolares, Anabela Baptista.
O seguinte infográfico é uma síntese com os dados de implementação do projeto WEIWE(R)BE na escola.
SESSÃO SOBRE O LIVRO INFANTIL
Os alunos do 1.º I, do CP de Auxiliar de Ação Educativa participaram numa sessão sobre o papel das bibliotecas na promoção da leitura, no dia 15 de maio. Esta sessão foi dinamizada pelas bibliotecas escolares em articulação com as professoras da Área de Expressões.
Na primeira parte da sessão, foi feita uma abordagem teórica sobre o funcionamento das bibliotecas em geral, tendo sido focado o papel do Plano Nacional de Leitura. Numa segunda fase, mais prática, foi realizado um momento de sensibilização à leitura. Os alunos tiveram acesso a uma série de livros infantis com autores e editoras de renome, com os quais realizaram e apresentaram, em grupo, propostas de atividades a desenvolver com o pré-escolar e 1.º ciclo.
AEFFL na 21ª Feria de la Ciencia de Sevilla
No dia 11 de maio de 2023, alunos do Agrupamento de Escolas Dr Francisco Fernandes Lopes (AEFFL), participaram na 21ª Feria de la Ciencia, em Sevilha. Um evento organizado pela Sociedad Andaluza para la Divulgación de la Ciencia (SADC) e a Fundação Descubre, que durante 3 dias contou com mais de 6000 alunos, 120 expositores e mais de 40 entidades.
Os alunos do clube de RobóticaXL e Clube Ciência Viva na Escola AEFFL, levaram projetos desenvolvidos ao longo deste ano letivo nas áreas da robótica, física, e programação, nomeadamente "Constante de Planck com LEDs" de Matilde Silva, "CanSat" de Bruno Fernandes, “Robot Bombeiro” de Virgílio Martins, "Disco de Euler" de Simão Ramos, do Curso de Ciências e Tecnologia, e "Car-Luz" de Carlos Águas do Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Foram ainda apresentados os projetos R.O.V. e Escola Azul pelos professores acompanhantes, António Espadaneira, Emanuel Bettencourt e Rui Soares.
O AEFFL foi a única escola de Portugal a participar na feira e o resultado foi uma experiência enriquecedora pois foi possível partilhar e interagir com público de todas as idades, dos vários ramos da ciência com projetos inovadores e interativos de todas as partes do mundo, permitindo assim ampliar o conhecimento e criar novas ideias.
JORNAL ESCOLAR - O FAROL
Anteriores
Farol #11
Farol #12
Farol #13
Farol #14
Farol #15
Farol #16
Farol #17
Farol #18
Farol #19
Farol #20
Farol #21
Farol #22
Farol #23
Farol #24
Farol #25
Farol #26
Farol #27
Farol #28
Farol #29
Farol #30
Farol #31
Farol #32
Farol #33
Farol #34