• DSC_0282.JPG
  • DSC_1810.jpg
  • 20170907_094756.jpg
  • 20160503_110659.jpg
  • DSC_0073.JPG
  • DSCF5883.JPG
  • 20160503_110722.jpg
  • DSC_0244.JPG
  • Dia patrono-Moncarapacho03.JPG
  • IMG_9044.JPG

No dia 7 de fevereiro, cerca de 120 alunos, munidos com luvas e sacos, trocaram as salas de aulas pelas belíssimas paisagens da Ria Formosa. Logo pela manhã, dirigiram-se até à ciclovia da Fuseta e, acompanhando a linha da costa junto às salinas, procederam à remoção de todo o lixo que foram encontrando na zona entremarés. Um outro grupo, constituído por alunos do 9º ano, fez o seu ponto de encontro no Centro de Formação Desportiva de Canoagem e Surf e, com a ajuda de canoas, rumaram até às ilhas e aos locais mais inacessíveis da ria para realizar a mesma tarefa.

foto limpeza da ria 1 20240207 115901 frame at 0m0s 1

Esta atividade foi organizada pelo grupo de professores dos 2.º e 3.º ciclos da Escola Básica 2/3 Dr. João Lúcio, que faz parte da rede Escola Azul: um programa educativo do Ministério da Economia e do Mar cujo objetivo é promover a Literacia do Oceano na comunidade escolar. Com este propósito, a atividade não se limitou a simplesmente "limpar a Ria", mas sim a criar hábitos de monitorização da costa, identificando os detritos mais comuns nos estuários, refletindo sobre a sua origem, reconsiderando os nossos hábitos de gestão de resíduos, e procurando avaliar o real impacto das nossas ações sobre o ambiente.

Para tal, mais quatro pequenos grupos foram criados para levar a cabo a tarefa muito específica de contabilizar e apontar o máximo de tudo o que foi observado na zona, para depois submeter na plataforma do Coastwatch Portugal - um projeto europeu de educação ambiental para a sustentabilidade e cidadania participativa, coordenado pelo GEOTA (Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente).

20240207 104031 20240207 112538


Para cobrir a realização da atividade, um grupo de alunos do Curso Profissional de Multimédia da Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes deslocou-se a todos os locais intervencionados para realizar filmagens e entrevistas aos alunos e professores. As belíssimas imagens foram transformadas num pequeno filme que irá servir para divulgar as nossas ações e a nossa mensagem ao maior número de pessoas possíveis.

acao de limpeza EscolaAzul frame at 2m7s 1 acao de limpeza EscolaAzul 1 frame at 1m19s

Um reforço motivacional chegou-nos da outra ponta do Algarve, mais concretamente de Sagres, onde as ondas se prestam a outros tipos de desafios. Joana Schenker, a campeã nacional, europeu e mundial de Bodyboard do ano 2017, decidiu colocar a sua prancha de lado e, entre o calendário das competições, encontrou uma nesga na sua agenda para se juntar a nós. Uma ajuda de mãos bem apreciada e que elevou o ânimo dos nossos alunos.

O Sr. Tiago Botequilha, pai de uma das nossas alunas, também deu o seu contributo ao colocar o seu barco particular ao dispor desta missão, ajudando a transportar o lixo pesado encontrado pela equipa das canoas. Uma preciosa colaboração vinda da comunidade.

acao de limpeza EscolaAzul 1 frame at 0m59s 20240207 115318 frame at 0m1s 1

Os trabalhos também foram acompanhados por dois elementos representantes do Município de Olhão, o qual se prontificou para nos apoiar, quer articulando com a Ambiolhão, quer com a cedência de luvas, sacos e de umas belíssimas T-shirts. Este ano, através do tema “O Mar precisa de Líderes! A tua praia é a tua causa!” o município procurou acolher projetos ambientais, convidando os cidadãos dar o passo em frente para a promoção de atividades relacionadas com o mar. Neste contexto, a nossa iniciativa complementa-se com o projeto Lixarte, o qual está a ser levado a cabo por um grupo de alunos da escola secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, o qual visa intervir numa rotunda da cidade de Olhão com a colocação de uma obra artística, realizada a partir do lixo retirado da costa.

Por fim, a cobertura a nível nacional foi realizada através de uma equipa da RTP 1 que, ao longo de uma manhã, percorreu os vários quilómetros da nossa costa, com a sua pesada maquinaria entre braços, para registar as imagens e os testemunhos dos nossos alunos. A reportagem final pode ser visualizada na plataforma RTP Play, programa no “Portugal em Direto”, emitido no dia 16 fevereiro de 2024.

olhaoriaformosa Vídeo sem título Feito com Clipchamp 3 frame at 1m38s


Na incerteza do que o futuro nos reserva, é inegável que os desafios que aguardam os nossos alunos serão diversos e imprevisíveis. Enquanto alguns optarão por permanecer na terra que os viu crescer, outros procurarão novos horizontes em terras mais remotas. Contudo, uma constante se delineia: o mundo está em constante transformação, impulsionado pelos avanços científicos e tecnológicos, exigindo de nós uma adaptação contínua e uma atualização constante dos nossos conhecimentos.

Neste contexto, é crucial reconhecer que a Fuseta e a sua comunidade estão intrinsecamente ligadas à sustentabilidade dos recursos marítimos e, mais particularmente, à saúde da nossa preciosa Ria Formosa. Das indústrias locais à vida quotidiana, do turismo às atividades náuticas, a Fuseta encontra a sua identidade e sustento no mar que a rodeia.
Portanto, depositamos a nossa esperança nos nossos alunos, os cidadãos e líderes do futuro. Que possam abraçar a responsabilidade de preservar este tesouro natural, honrando o legado dos seus antecessores e contribuindo para um futuro sustentável e próspero. Esta é a nossa herança para eles, e confiamos que a cuidarão com o mesmo zelo e dedicação com que lhes foi legada.


acao de limpeza EscolaAzul 1 frame at 1m46s

(Dedicamos esta atividade à nossa querida colega Eduarda Soares, uma força motivacional que, desde o início, acolheu o projeto Escola Azul com um grande sentido de compromisso. Consideramos que os desejos foram, neste dia, cumpridos).

Pin It

Informações

Orçamento Participativo da Escola 2024

OPE2024 Banner 1080x1920

» Página do OPE (www.opescolas.pt)

Desenvolvimento e apresentação das propostas: até dia 29 de fevereiro

 

 

Roteiro Desportivo do Concelho de Olhão

Roteiro Desportivo do Concelho de Olhão
Roteiro Desportivo do Concelho de Olhão (3ºJ)

Plataforma SIGA

 Folheto informativo

Ofício enviado aos encarregados de educação.

  

Candidatura à bolsa de mérito

CIRCULAR N.º 03 - 2023/24 - Candidatura à bolsa de mérito – ano letivo 2023/2024

   

Avaliação Interna

Ponto. - 2022/23 n.º 2 (newsletter)

Download (1 MB) / formato PDF

Contratações de Escola

Procurar

Parceiros e Certificações

 Membro da Rede das Escolas Associadas da UNESCO



ENPAREscola Saudável

Agência Portuguesa (PROALV)
http://www.proalv.pt/public/PortalRender.aspx?PageID={fca3e27e-2ae1-4ddb-b44a-f32523394236}
Erasmus+eTwinning
Escola Azul
 Selo
F1 in Schools 
 PISA 2025 Emblema
  International Astronomical Search Collaboration (IASC)CanSat Portugal
Plano Nacional de Cinema (PNC)

Escolas

  ES Dr. Francisco Fernandes Lopes   EB do 1º Ciclo/JI de Moncarapacho  
  Escola Secundária <br />Dr. Francisco <br>Fernandes Lopes Av. Dr. Francisco Sá Carneiro
8700-853 Olhão
  Escola Básica do 1º Ciclo/Jardim de Infância de Moncarapacho Avenida D. M.ª Rosa Dias
8700-082 Moncarapacho

Ver as Escolas do Agrupamento num mapa maior
           
  EB 2,3 Dr. António João Eusébio   EB do 1º Ciclo da Fuseta 
  Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos Dr. António João Eusébio Avenida D. M.ª Rosa Dias
8700-082 Moncarapacho
  Escola Básica do 1º Ciclo da Fuseta Rua S. Gonçalo de Lagos
8700-027  Fuseta 
           
  EB 2, 3 Dr. João Lúcio    JI da Fuseta 
  Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos Dr. João Lúcio

Bias do Sul
8700-067 Moncarapacho

  Jardim de Infância da Fuseta  Rua S. Gonçalo de Lagos
8700-027  Fuseta  

© 2020 Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes
Desenvolvido em Joomla!
Sites antigos: ESFFL (2014) | JL (2014)Ficha Técnica

Go to top