Ação de Limpeza e Monitorização da Ria Formosa
No dia 7 de fevereiro, cerca de 120 alunos, munidos com luvas e sacos, trocaram as salas de aulas pelas belíssimas paisagens da Ria Formosa. Logo pela manhã, dirigiram-se até à ciclovia da Fuseta e, acompanhando a linha da costa junto às salinas, procederam à remoção de todo o lixo que foram encontrando na zona entremarés. Um outro grupo, constituído por alunos do 9º ano, fez o seu ponto de encontro no Centro de Formação Desportiva de Canoagem e Surf e, com a ajuda de canoas, rumaram até às ilhas e aos locais mais inacessíveis da ria para realizar a mesma tarefa.
Esta atividade foi organizada pelo grupo de professores dos 2.º e 3.º ciclos da Escola Básica 2/3 Dr. João Lúcio, que faz parte da rede Escola Azul: um programa educativo do Ministério da Economia e do Mar cujo objetivo é promover a Literacia do Oceano na comunidade escolar. Com este propósito, a atividade não se limitou a simplesmente "limpar a Ria", mas sim a criar hábitos de monitorização da costa, identificando os detritos mais comuns nos estuários, refletindo sobre a sua origem, reconsiderando os nossos hábitos de gestão de resíduos, e procurando avaliar o real impacto das nossas ações sobre o ambiente.
Para tal, mais quatro pequenos grupos foram criados para levar a cabo a tarefa muito específica de contabilizar e apontar o máximo de tudo o que foi observado na zona, para depois submeter na plataforma do Coastwatch Portugal - um projeto europeu de educação ambiental para a sustentabilidade e cidadania participativa, coordenado pelo GEOTA (Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente).
Para cobrir a realização da atividade, um grupo de alunos do Curso Profissional de Multimédia da Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes deslocou-se a todos os locais intervencionados para realizar filmagens e entrevistas aos alunos e professores. As belíssimas imagens foram transformadas num pequeno filme que irá servir para divulgar as nossas ações e a nossa mensagem ao maior número de pessoas possíveis.
Um reforço motivacional chegou-nos da outra ponta do Algarve, mais concretamente de Sagres, onde as ondas se prestam a outros tipos de desafios. Joana Schenker, a campeã nacional, europeu e mundial de Bodyboard do ano 2017, decidiu colocar a sua prancha de lado e, entre o calendário das competições, encontrou uma nesga na sua agenda para se juntar a nós. Uma ajuda de mãos bem apreciada e que elevou o ânimo dos nossos alunos.
O Sr. Tiago Botequilha, pai de uma das nossas alunas, também deu o seu contributo ao colocar o seu barco particular ao dispor desta missão, ajudando a transportar o lixo pesado encontrado pela equipa das canoas. Uma preciosa colaboração vinda da comunidade.
Os trabalhos também foram acompanhados por dois elementos representantes do Município de Olhão, o qual se prontificou para nos apoiar, quer articulando com a Ambiolhão, quer com a cedência de luvas, sacos e de umas belíssimas T-shirts. Este ano, através do tema “O Mar precisa de Líderes! A tua praia é a tua causa!” o município procurou acolher projetos ambientais, convidando os cidadãos dar o passo em frente para a promoção de atividades relacionadas com o mar. Neste contexto, a nossa iniciativa complementa-se com o projeto Lixarte, o qual está a ser levado a cabo por um grupo de alunos da escola secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, o qual visa intervir numa rotunda da cidade de Olhão com a colocação de uma obra artística, realizada a partir do lixo retirado da costa.
Por fim, a cobertura a nível nacional foi realizada através de uma equipa da RTP 1 que, ao longo de uma manhã, percorreu os vários quilómetros da nossa costa, com a sua pesada maquinaria entre braços, para registar as imagens e os testemunhos dos nossos alunos. A reportagem final pode ser visualizada na plataforma RTP Play, programa no “Portugal em Direto”, emitido no dia 16 fevereiro de 2024.
Na incerteza do que o futuro nos reserva, é inegável que os desafios que aguardam os nossos alunos serão diversos e imprevisíveis. Enquanto alguns optarão por permanecer na terra que os viu crescer, outros procurarão novos horizontes em terras mais remotas. Contudo, uma constante se delineia: o mundo está em constante transformação, impulsionado pelos avanços científicos e tecnológicos, exigindo de nós uma adaptação contínua e uma atualização constante dos nossos conhecimentos.
Neste contexto, é crucial reconhecer que a Fuseta e a sua comunidade estão intrinsecamente ligadas à sustentabilidade dos recursos marítimos e, mais particularmente, à saúde da nossa preciosa Ria Formosa. Das indústrias locais à vida quotidiana, do turismo às atividades náuticas, a Fuseta encontra a sua identidade e sustento no mar que a rodeia.
Portanto, depositamos a nossa esperança nos nossos alunos, os cidadãos e líderes do futuro. Que possam abraçar a responsabilidade de preservar este tesouro natural, honrando o legado dos seus antecessores e contribuindo para um futuro sustentável e próspero. Esta é a nossa herança para eles, e confiamos que a cuidarão com o mesmo zelo e dedicação com que lhes foi legada.
(Dedicamos esta atividade à nossa querida colega Eduarda Soares, uma força motivacional que, desde o início, acolheu o projeto Escola Azul com um grande sentido de compromisso. Consideramos que os desejos foram, neste dia, cumpridos).
JORNAL ESCOLAR - O FAROL
Anteriores
Farol #11
Farol #12
Farol #13
Farol #14
Farol #15
Farol #16
Farol #17
Farol #18
Farol #19
Farol #20
Farol #21
Farol #22
Farol #23
Farol #24
Farol #25
Farol #26
Farol #27
Farol #28
Farol #29
Farol #30
Farol #31
Farol #32
Farol #33
Farol #34