Orçamento Participativo da Escola 2022
Disponibiliza-se a seguir as propostas concorrentes ao Orçamento Participativo da Escola
810178 - Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes
# Proposta A: Modernidade e sustentabilidade
# Proposta B: Carrega o tele e vai jogar ping-pong!!!
# Proposta C: Aquisição de bicicletas
# Proposta D: Sofás nos corredores internos
# Proposta E: Higienização das mãos mais eficiente
# Proposta F: Mobiliário de exterior para área de lazer e convívio
Mais informações em:
Orçamento Participativo da Escola 2022 - Propostas Concorrentes
A votação será no dia 24 de março.
Training course na Macedónia do Norte
A Associação Movimento Juvenil em Olhão (MOJU), em parceria com a YEU International (Youth for Exchange and Understanding), sediada na Bélgica, APY (Armenian Progressive Youth) sediada na Arménia e CID (Center for Intercultural Dialogue), sediada na Macedónia do Norte, promoveu um projeto internacional, no âmbito das Ações-Chave 2 - Parcerias Estratégias (para o intercâmbio de boas práticas ou para a inovação), do Programa Erasmus+, denominado Working Together to Stop Bullying.
Entre os dias de 22 e 28 de fevereiro, decorreu uma formação de 36 horas sobre o Método da Preocupação Partilhada - SCM (Shared Concerned Method - PIKAS Method), na Macedónia do Norte, cidade de Berovo, onde estiveram presentes 2 elementos de cada Agrupamento de Escolas do concelho de Olhão, (Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria, Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes, Agrupamento de Escolas João da Rosa, Agrupamento de Escolas Professor Paula Nogueira), num total de 7 docentes e 1 psicóloga. Nesta formação, conjuntamente com os parceiros Macedónios e Arménios, foram partilhados conhecimentos e metodologias sobre formas de intervir no fenómeno do Bullying nas instituições representadas. O Método da Preocupação Partilhada- SCM tem vindo a ser implementado em vários países, nomeadamente em França, país onde os formadores desenvolvem a sua atividade profissional e pretende alargar o leque de abordagens que se podem ter perante o fenómeno do Bullying, com vista à sua prevenção.
Alunos fazem Zapping em formato de teatro e vídeo
A turma do 2º ano do curso profissional Técnico de Multimédia desenvolveu, ao longo dos últimos dois meses, um projeto que será apresentado entre os dias 21 e 31 de março, no auditório.
O projeto, intitulado Zapping, parte da ideia de apresentar uma performance em formato vídeo/teatro. Os atores entram e saem da tela durante a performance criando uma ligação entre o espaço real com o virtual.
O protagonista, sentado no lugar de espectador vai mudando de canal, oferecendo ao público um conjunto de cenas televisivas. Todas estas cenas fictícias foram criadas pelos alunos desde a sua conceção à finalização, o que incluiu brainstorming de ideias, planificação, pré-produção, filmagem, edição e pós-produção.
Para a apresentação do espetáculo, foi necessário construir uma tela de grandes dimensões. Todos os alunos colaboraram nesse processo.
Curadoria de recursos digitais
As Bibliotecas Escolares disponibilizam, a partir de hoje, no seu portal uma Curadoria de Recursos Digitais. Estes recursos estão organizados por nível/ciclo de ensino, por disciplina/área, por tipo de recurso e ainda por tema/assunto.Cada recurso tem um breve resumo do conteúdo, contendo as palavras-chave mais representativas do assunto. Todas as palavras deste resumo são pesquisáveis. Esta curadoria está em permanente atualização.
Alunos do Agrupamento criam uma história de vida!
Os alunos dos Cursos Profissionais Técnico de Cozinha/Pastelaria, Técnico de Restaurante/Bar e Técnico de Multimédia juntaram-se e criaram uma história de vida, que podia ser a de qualquer um. Um acidente, dá início ao enredo que leva o protagonista a optar por um curso na área da restauração, esta escolha revela-se um sucesso e a vida do jovem rapaz transforma-se.
Uma pitada de amor tempera o final da história.
Vejam e deliciem-se!
https://youtu.be/Q-zEFP6Sgb8
Erasmus+ Nature, Traditions and Identity in Youth’ Visions
No âmbito do projeto Erasmus+ Nature, Traditions and Identity in Youth’ Visions, o nosso agrupamento recebeu a visita de alunos e professores da Bulgária, Estónia, Polónia e Turquia na semana de 28 de fevereiro a 4 de março. Os alunos que se deslocaram à nossa cidade ficaram alojados nas casas dos nossos alunos que muito gentilmente os receberam e os acompanharam ao longo da sua estada.
Sendo este projeto sobre algum do nosso artesanato local, azulejaria e olaria, e sobre a necessidade de conservação das nossas tradições e do nosso património natural, este grupo teve oportunidade de realizar diversas atividades, que incluíram a pintura de azulejos, visita à Olaria Moncarapachense e à fábrica de Santa Catarina, visita guiada pela rota das Lendas e Mercados, visita ao Parque Natural de Marim, entre outras.
No final da semana, muito cansativa para todos os envolvidos, pode-se concluir que o saldo foi bastante positivo: os nossos alunos melhoraram as suas competências em língua inglesa, aprenderam usos, costumes e identidades dos outros países, socializaram com jovens e adultos de proveniências diferentes, e, acima de tudo, redescobriram a riqueza que a sua terra tem para oferecer. Em relação aos visitantes, conheceram um pouco da identidade do nosso país, a gastronomia, a cultura, e levaram no coração a nossa hospitalidade e simpatia.
In english
The secondary school Dr. Francisco Fernandes Lopes in Olhão held the short-term exchange meeting from 28th February to 4th March and welcomed teachers and students from Bulgaria, Estonia, Poland and Turkey. Our Portuguese students hosted the visiting students and accompanied them in all the activities.
Being this project about local handicraft, tile painting and pottery, and also about the need to preserve our traditions and natural heritage, this group had the opportunity to experience several activities, including a tile painting workshop, visit to “Olaria Moncarapachense” and the factory in Santa Catarina, a guided tour around the Path of Legends and the Markets, a guided tour in Natural Park in Marim, among others.
In the end of this very exhausting week, we can say that we have a very positive outcome: our students improved their English speaking skills, they learned about customs, traditions and identities from other countries, they socialised with teenagers and adults from different origins and, above all, they rediscovered how enriching our town can be. Our visitors got to know a little of our identity, our gastronomy, our culture and took our hospitality and kindness in their hearts.
Ler mais: Erasmus+ Nature, Traditions and Identity in Youth’ Visions
JORNAL ESCOLAR - O FAROL
Anteriores
Farol #11
Farol #12
Farol #13
Farol #14
Farol #15
Farol #16
Farol #17
Farol #18
Farol #19
Farol #20
Farol #21
Farol #22
Farol #23
Farol #24
Farol #25
Farol #26
Farol #27
Farol #28
Farol #29
Farol #30
Farol #31
Farol #32
Farol #33
Farol #34