foto webA 10 de dezembro de 2018 assinalam-se os 70 anos da adoção da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) pelas Nações Unidas. Em resposta às atrocidades da II Guerra Mundial, o mundo disse “BASTA” às violações de direitos humanos, proclamando um documento que, pela primeira vez, declara que os direitos humanos são universais e aplicam-se a todas as pessoas.
Para comemorar esta data, as bibliotecas do agrupamento e os professores de Inglês decidiram associar-se, pelo 4º ano consecutivo, à Maratona de Cartas. Este é o maior projeto de direitos humanos organizado todos os anos pela Amnistia Internacional (AI) e que consiste na assinatura de cartas apelando à libertação ou fim da perseguição de pessoas e comunidades.
O objetivo é chamar a atenção para estes casos, o que poderá resultar numa melhoria das condições destas pessoas e comunidades em risco.

Nas escolas do agrupamento, para além da recolha de assinaturas, os professores de Inglês divulgarão junto dos seus alunos os casos escolhidos este ano,  (ver aqui)  podendo os alunos assinar as cartas, fazer desenhos ou escrever a sua própria carta. Todas as cartas, assinaturas e trabalhos serão enviados pela AI às pessoas em causa.
É importante para as crianças e jovens serem, desde cedo, cidadãos ativos na defesa dos seus direitos e dos direitos dos outros e este projeto pode servir para trabalhar esse aspeto do desenvolvimento pessoal e social.

Todas as pessoas interessadas em participar poderão ainda fazê-lo na biblioteca escolar ou através do portal da AI. A sua assinatura pode salvar VIDAS!
Saiba mais sobre como a Maratona pode mudar vidas em  https://www.youtube.com/watch?v=QtyKGiJpamw.

 

Novidades

Comenius - HBHM

HBHM poster

© 2018 Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes
Desenvolvido em Joomla!
Sites antigos: ESFFL (2010) | ESFFL (2014) | JL (2014)Ficha Técnica

Go to top